A IMPORTÂNCIA DA ARGILA PARA NOSSA BELEZA

01 agosto

Não é de hoje que a argila vem sendo utilizada com fins estéticos (e terapêuticos, só pra constar), desde a antiguidade é uma importante aliada nos tratamentos estéticos, os egípcios e gregos, por exemplo, usavam e abusavam da danada. A argila é um material terroso retirado da natureza, originada da decomposição de rochas feldspáticas e rochas sedimentares, possui partículas bem fininhas, e que quando umedecida com água vira um barrinho bem suave, barrinho que é usado tanto para cuidados com a pele, quanto cabelos.

A argila pode ser encontrada em diversas profundidades e é extraída de jazidas a céu aberto. Após ser retirada da natureza, é enviada para a indústria que fará sua purificação, retirando materiais indesejáveis e a esterilizando para que não haja perigo de contaminação.

É composta principalmente por por silicatos de alumínio hidratados, também é rica em minerais, como caulinite, ilite e montmorilonita, há também na sua composição oligoelementos como magnésio, que atua na síntese das fibras do colágeno e na hidratação da pele, assim como o potássio e sódio; alumínio, que atua contra a falta de tonicidade, além de ter ação cicatrizante; cálcio, que atua na melhoria da densidade e elasticidade da pele, a mantendo mais jovem; manganês, que tem ação cicatrizante; e silício, que atua na reconstituição dos tecidos cutâneos, tem ação purificante, adstringente e remineralizante, e melhora a elasticidade da pele. Sua aplicação e função variam de acordo com sua cor, mas de uma forma geral, ajudam na limpeza, esfoliação e remover manchas superficiais da pele, além também de acalmar inflamações, ativar a circulação superficial e prevenir os efeitos do tempo.

A cor e finalidade da argila.

Argila amarela ou dourada: tem função desinfiltrante, adstringente e desintoxicante. É indicada para tratamentos de celulite e para o rejuvenescimento (é considerada a argila com a melhor capacidade rejuvenescedora). Pode ser usada por todos os tipos de pele, inclusive as peles secas. Nos cabelos promove a desintoxicação, estimula a circulação sanguínea no couro cabeludo e desobstrui os folículos, e consequentemente melhoram o crescimento capilar.

Argila branca: promove a adsorção da oleosidade sem desidratar a pele, suavizar, cicatrizar, tem ação purificante, adstringente e remineralizante, é clareadora, indicada para o tratamento de manchas em peles sensíveis e delicadas. Nos cabelos, realiza uma limpeza profunda, servindo como antirresíduos, regula a queratinização, ou seja, ajuda na reconstrução capilar.

Argila cinza: Tem propriedades cicatrizantes e anti-inflamatórias, esfolia a pele e controla a oleosidade ajudando no combate à acne. Tem efeito clareador e rejuvenescedor da pele. Atua também contra olheiras e varizes. Nos cabelo, realiza uma limpeza profunda, estimula o crescimento capilar, deixa os cabelos mais fortes e livres dos fios brancos. É a argila com pH mais alcalino.

Argila preta: ou lama vulcânica, tem ação anti seborréica e antioxidante; tem efeitos antiinflamatórios, cicatrizantes e desintoxicantes; ativa a circulação e contribui com a renovação celular com excelente agente rejuvenescedor. Atua na eliminação de manchas, de qualquer tipo. Indicada para peles oleosas e é a mais ácida das argilas. Nos cabelos é utilizada em casos de queda capilar, fortalece e dá brilho aos fios.

Argila rosa: é resultado da mistura das argilas vermelha e branca. Eliminar toxinas, é anti-inflamatória, estimula a circulação, impede a desidratação da pele e irritações, deixa a pele saudável, rejuvenescida e regenerada. Tem propriedades antisséptica e é também cicatrizante. É indicada para peles sensíveis, pois é muito suave. É muito eficiente na redução de medidas. Para o cabelo, melhora a circulação sanguínea no couro cabeludo e estimular o crescimento capilar.

Argila verde: tem função absorvente, emoliente, anti-séptica, bactericida, analgésica e cicatrizante, é um esfoliante suave e promove a desintoxicação, é indicada para peles oleosas e acneicas. Também atua no tratamento de cabelos oleosos e com caspa, garante esfoliação e melhor circulação sanguínea no couro cabeludo.

Argila vermelha: esfolia e promove renovação celular, tem grande capacidade de absorver a oleosidade da pele, é anti-inflamatória, elimina flacidez e celulites e atua no rejuvenescimento da pele. Também é muito utilizada para reduzir medidas. Nos cabelos, ajuda a acelerar o crescimento e conter a oleosidade excessiva.

Para a utilização da argila é necessário umedecer o “pózinho” com água para fazer o barrinho, mas se quiser, ao invés de água mineral, você pode usar água termal ou soro fisiológico. Para fazer a misturinha não é recomendado a utilização de recipientes de metal, e sim recipientes de vidro, madeira, plástico ou porcelana (inclusive, a colherzinha de misturar não pode ser de metal), pois dessa forma não há interferência nas propriedades da argila. Na utilização no rosto a misturinha deve estar pastosa, já nos cabelos mais líquida. A camada de argila no rosto ou cabelo deve ser generosa, depois de aplicar a máscara aguarde 20 minutos e enxágue com água fria. Depois é só finalizar com um hidratante.

As argilas são vendidas em praticamente todas as farmácias e lojas de produtos naturais com um precinho bem em conta. Então não existe desculpas. Agora me digam, vocês usam argila? Conta pra mim, vou adorar saber os detalhes.

Um beijo gigante no coração de cada uma de vocês e um cheiro no cangote.
Fiquem com Deus

Dani

Você também pode gostar

0 comentários

Tecnologia do Blogger.

Flickr

IMG_20151001_062835108_HDR

Já curtiu?