1 ° de Outubro - Dia do Idoso (atrasado)
Oie meus cheros, tudo bem? Ontem foi Dia do Idoso, sinceramente só fiquei sabendo disso hoje (atrasadinha nada, magina), mas mesmo assim não poderia de prestar minha singela homenagem a esses sábios. Antes, o Dia do Idoso era comemorado no dia 27 de setembro, a data surgiu como uma forma de reflexão sobre a situação do idoso na sociedade em todos os quesitos como educação, saúde, respeito, abandono, maus tratos... A data foi transferida para o dia 1° de outubro por que nesse dia a Lei n°10.741 foi aprovado e o Estatuto do Idoso se tornou vigente, isso ocorreu no ano de 2006.
Os idosos possuem um papel importante na sociedade, ou pelo menos deveriam ocupar. Infelizmente muitos sofrem descaso, as vezes são deixados de lado pela própria família. Trabalharam uma vida inteira, muitos viveram coisas que não nos passa nem de relance pela nossa mente, ganharam sabedoria com o passar (viver) dos anos, devem ser respeitados, homenageados, amados...
Envelhecer nos torna sábios, envelhecer não nos torna feios, como já ouvi milhares de pessoas dizendo, envelhecer nos traz uma beleza extraordinária, uma beleza que demonstra por tantos caminhos já percorremos e quantas historias já escrevemos.
A data busca conscientizar sobre a importância do idoso, sobre a importância da mudança de atitudes para com eles, busca reflexões sobre suas necessidades, mudanças para que eles consigam envelhecer (viver) com dignidade e respeito.
Se queremos viver, devemos aceitar a "velhice", ela sempre chega aos que vivem, é um ciclo. Aprendamos a respeitar os que já percorreram todo esse caminho e estão ao final de cumpri-lo.
Um feliz Dia atrasado, a todos aqueles que "viveram" e "vivem". O seu dia não é só no dia 1° de Outubro, o dia de vocês são todos os dias.
Beijinhos e um chero
Me acompanhe também:
♥ Instagram: _danielaguedes
0 comentários