Vou sair de casa. E agora?

16 janeiro


“Não aguento mais morar com meus pais, quero sair de casa”, “Passei no vestibular e vou ter que me mudar”. É o sonho da grande maioria (se não todos) sair de casa, morar sozinho, controlar seus horários, sair quando quiser, dormir com o namorado... Todo mundo só pensa nas coisas boas de ser “dono do próprio nariz”, mas como tudo na vida também tem os pontos não tão bons assim, como às contas a pagar, os serviços domésticos, toda aquela responsabilidade.
Já moro sozinha a seis anos, e passei por alguns bons perrengues no inicio (e ainda passo). Fico observando alguns amigos loucos pra irem embora só pelo fato de terem brigado com os pais, ou só por que acha que vai ser legal, não digo que não é, mas acredito que deve-se estar preparado pra isso, e na boa, briguinha com os pais não é motivo pra isso, porque você vai precisar deles mesmo morando sozinho.
Antes de sair de casa você deve analisar se realmente tem a necessidade de sair, se está preparado para dar esse novo passo, fazer todo um planejamento.


“Tá de boa Dani, meus pais vão me mandar o dinheiro do mês, não preciso me preocupar”. Que legal, que bom mesmo, mas você ainda tem responsabilidades, mesmo não precisando trabalhar pra pagar as contas. Você vai ter uma casa pra cuidar, se você não cozinhar, vai morrer de fome porque a comida não vai surgir prontinha na sua frente assim que desejar, vai ter que lavar suas roupas, arrumar a casa (que também não se arruma sozinha), sempre acontece algum probleminha na casa como o chuveiro que queimou, um vazamento no banheiro...e todos esses detalhes que você não se preocupava antes.


Se for morar com alguém pra dividir as despesas e tudo mais, esteja ciente que não importa o quanto você a conhece e o quanto sejam amigos, sempre vai ter as crises domésticas, assim como se tem quando mora com os pais, é normal isso acontecer, ninguém é igual a ninguém e sempre vão discordar de algo, o outro vai fazer algo que não gosta, sempre vão ter algumas “crises” naturais.
Agora se você vai dar aquele grande passo rumo a independência, esteja também preparado e mais preparado ainda. Nos primeiros anos que morei sozinha meus pais me bancavam, hoje eu me banco sozinha (o que é muito gratificante), no inicio sempre é mais difícil.
Afim de tentar ajudar um pouquinho vou dar umas dicas do que acredito ser muito importante para quem ta iniciando essa nova fase:

  • Junte uma graninha antes de sair de casa, um valor que dê pra cobrir as despesas iniciais como o aluguel, energia, água, supermercado...essas coisinhas. Dessa forma você fica mais folgado.
  • Tenha uma renda fixa e nunca gaste mais do que você ganha. Pode ser meio clichê isso, mas muitas vezes você ultrapassa os gastos se não tiver controle sobre isso, então, melhor ter um caderninho e começar a anotar tudo.
  • Tenha um "cofrinho" para imprevistos, nunca se sabe quando vai estragar algo em casa e terá que concertar.
  • Pague todas as suas contas antes do vencimento. Você não vai querer tá no meio de um banho e descobrir que a água ou a energia foram cortadas.
  • Faça uma lista do que precisa, antes de ir ao supermercado fazer compras. Assim você evita comprar coisas que não precisa e nem esquece de comprar o que estava faltando (papel-higiênico por exemplo haha). Não compre também quantidades exageradas, muitas coisas perdem rápido se não forem consumidas no prazo.
  • Organize um quadro com os serviços domésticos, e procure sempre seguir isso. Assim você evita que dinossauros e criaturas sobrenaturais surjam na zona que vai virar sua casa, se não manter as coisas em ordem.

Essas dicas podem parecer bobas, mas ajudam e muito. O post ficou meio (muiiitoo) grande e cansativo, mas espero que tenham gostado mesmo assim.

Beijinhos

Você também pode gostar

19 comentários

  1. adorei o post!
    tenho pensado em morar sozinha há algum tempo, estou ganhando melhor e preciso de um espaço meu, as dicas foram ótimas.
    principalmente sobre o quadro de serviços, eu sou super esquecida vai ser ótimo!
    beijos,
    http://ana-dodia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, acredito ser o básico mesmo pra dar uma ajudadinha na administração de uma casa.
      Beijos

      Excluir
  2. Meu sonho é morar sozinha , mas ainda sou nova ! sobre esse assunto , indico voces a participarem do grupo no face do morando sozinha , tem mtas dicas lá
    Vem participar da uniao de blogueiras do blog : http://blog-garotaapimentada.blogspot.com.br/2014/01/uniao-de-blogueiras-papo-das-apimentadas.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou participar, adoro assuntos assim, sempre tem algo que ajuda. Beijos

      Excluir
  3. Meu sonho é morar sozinha, mas não tenho muita pressa para isso ainda, hahaha. Adorei o post.
    Bjs,
    Carla, contos-fantasticoos.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Morar sozinha é bom, eu gosto (apesar de as vezes querer voltar correndo pra casa dos pais haha). E que bom que gostou.

      Beijos

      Excluir
  4. Dani, primeiramente gostaria de agradecer a sua visita e o carinho lá no blog. Seu cantinho é muito bonito e terei todo o prazer em segui-lo!
    Quanto a sua postagem, acho que sair de casa é uma atitude que poucas pessoas tem coragem/ maturidade para fazer. Muitos não estão prontos para assumir os riscos que implicam essa decisão.

    Beijos
    http://manuellamontesanto.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo. É uma atitude que tem que ser pensada com cautela e não por motivos fúteis. Esse passo requer muita maturidade. Beijos e obrigado por seguir

      Excluir
  5. É muito legal a ideia de morar sozinha, mas muito complicada, muitas contas e coisas pra fazer kkkk
    http://leitecombiscotos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Adorei as dicas!
    Beijos da Cássia :*
    Fique com Deus!
    Instagram: @nosolhos
    www.nosolhosdequemviu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Ótimas dicas!! Eu não planejo morar sozinha haha >.<

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha tbm não planejava, mas... haha... Que bom que gostou das dicas. Beijos

      Excluir
  8. eu tb vou.. vou casar hahahaha

    bom fds!
    bjo bjo
    Coisas de Gi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que tudo. Felicidades! Parabéns e tudo de bom pra vc e seu príncipe =)
      Beijos e bom fds

      Excluir
  9. Ótimas dicas!! Esse ano é meu último ano na escola e ano que vem vou ficar um ano fora do país, já tenho que ir me preparando kkk Adorei o blog, seguindo :)

    http://hanasupreme.blogspot.com

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.

Flickr

IMG_20151001_062835108_HDR

Já curtiu?